EN
Articles
Public health medicine
School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review
O encerramento de escolas foi rapidamente imposto na China continental e Hong Kong no início de 2020 como parte de um conjunto mais amplo de medidas de controlo para o COVID-19, resultando na ausência de dados disponíveis sobre a eficácia comparativa das intervenções de encerramento de escolas isoladamente. Os estudos de modelagem da pandemia do COVID-19 apoiam o uso do encerramento nacional de escolas como parte de um pacote de medidas de distanciamento social. No entanto, o único estudo a examinar o encerramento de escolas como uma intervenção separada alertou que o impacto era relativamente marginal partindo de uma premissa discutível que é a que os contactos da família e da comunidade aumentariam como consequência. Estes últimos autores recomendam.
Russell M Viner, Simon J Russell, Helen Croker, Jessica Packer, et al.april 2020
Psychiatry
Impact on mental health and perceptions of psychological careamong medical and nursing staff in Wuhan during the 2019 novel coronavirus disease outbreak: Across-sectional study
Em Wuhan, 70% duma população predominantemente feminina ejovem de enfermeiros e médicos demonstrou ter disfunção mental subliminar e/ou leve. Amaior exposição laboral, pessoal, familiar à COVID19 e a menor utilização de serviçospsicoterapêuticos associaram-se a perturbação mental severa. O burnout multiplicado pelapandemia e o frágil acesso a serviços de saúde mental diferenciados podem catastrofizar aevolução destes dados.
Kang L, Ma S, Chen M, et al.march 2020
Prevalence and predictors of PTSS during COVID-19 Outbreak in China Hardest-hit Areas: Gender differences matter
Os autores pretenderam saber a prevalência de sintomas de stress pós-traumático e preditores demográficos e clínicos associados as estes sintomas. Havendo dúvidas sobre a representatividade da amostra e consequente generalização dos resultados, é um estudo que tem o mérito de retratar a presença de sintomas de stress pós-traumático (e não perturbação) naquele contexto específico de Hubei, tendo encontrado prevalência de 7% naquela amostra, afectando significativamente as mulheres e aqueles com má qualidade de sono. Porém, uma vez que os dados foram colhidos com uma distância temporal curta desde o início do surto (cerca de 1 mês) não é claro se são uma expressão de psicopatologia.
Nianqi Liu, Fan Zhang, Cun Wei, Yanpu Jia, et al.march 2020