Obstetrics and gynecology

Events

Obstetrics and gynecology

2º Curso de Ecografia Obstétrica

O uso da ecografia em obstetrícia e o diagnóstico pré-natal estão hoje universalizados. A crescente responsabilidade e complexidade implicam uma formação estandardizada e atualizada. Este curso foi desenhado tanto para atualização como para formação e focado nos aspetos específicos mais relevantes para a prática clínica diária. Pretende-se uma revisão exaustiva da normalidade e os seus desvios. O que devemos ver sempre. O que é normal e o que deve chamar a atenção. Destinatários Médicos especialistas de Ginecologia/Obstetrícia e Radiologia Médicos internos de Ginecologia/Obstetrícia e Radiologia Objetivos Correta datação da gravidez Importância dos rastreios às 11-13+6 Exploração morfológica fetal sistemática Pontos-chave para afirmar a normalidade em cada sistema anatómico Algoritmos para reconhecer as malformações mais comuns Reconhecimento de desvios do crescimento fetal Duração Este curso tem a duração aproximada de 12horas e 15 minutos. Política de Cancelamento de inscrições Pedidos rececionados até 2 semanas antes da data de realização da formação - reembolso de 100% do valor da inscrição. Após este período não haverá reembolso. Ao Hospital da Luz Learning Health é reservado o direito de cancelar esta formação, em caso de motivo de força maior, sendo os formandos informados atempadamente e reembolsados a 100%. Outras informações Para obter mais informações sobre o curso, clique em “Programa”.

22 - 23 january 2021

Obstetrics and gynecology

GESEA Certification Session - L1 | 27th November 2020

O curso Certificação Europeia GESEA – Level 1 (Bachelor) fornece as competências necessárias para aprender a manipular os instrumentos de laparoscopia e histeroscopia na prática de técnicas minimamente invasivas em cirurgia ginecológica. É fundamental que as organizações de saúde tenham a capacidade de medir objetivamente as competências técnicas individuais e definir os critérios mínimos de entrada para o treino em cirurgia em ambiente real de Bloco Operatório. Consciente desta realidade, e procurando obter sempre a excelência, a Learning Health obteve a certificação europeia e atualmente é considerada um GESEA Diploma Centre (Gynaecological Endoscopic Surgical Education and Assessment). O curso de Endoscopia Ginecológica tem como objetivo proporcionar formação e treino em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, de modo a adquirir proficiência em técnicas de laparoscopia e histeroscopia contidas nos módulos de treino Karl Storz. Destinatários Médicos internos e especialistas em ginecologia e obstetrícia. Objetivos No final do curso, os formandos deverão ser capazes de manipular os instrumentos de laparoscopia e histeroscopia, utilizando as técnicas e os procedimentos corretos para obterem a certificação europeia para a prática de técnicas minimamente invasivas em cirurgia ginecológica. Duração O curso tem uma duração aproximada de 4 horas. Certificação Este curso é certificado por: Gynaecological Endoscopic Surgical Education and Assessment (GESEA Diploma Centre) Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) Política de Cancelamento de inscrições Pedidos rececionados até 2 semanas antes da data de realização da formação - reembolso de 100% do valor da inscrição. Após este período não haverá reembolso. Ao Hospital da Luz Learning Health é reservado o direito de cancelar esta formação, em caso de motivo de força maior, sendo os formandos informados atempadamente e reembolsados a 100%. Outras informações Para obter mais informações sobre o curso, clique em “Programa”.

27 - 27 november 2020

Obstetrics and gynecology

GESEA Certification Session - L2 | 30th October 2020

O curso Certificação Europeia GESEA – Level 2 (MIGS: Minimal Invasive Gynaecological Surgeon) fornece as competências necessárias para aprender a manipular os instrumentos de laparoscopia e histeroscopia na prática de técnicas minimamente invasivas em cirurgia ginecológica. É fundamental que as organizações de saúde tenham a capacidade de medir objetivamente as competências técnicas individuais e definir os critérios mínimos de entrada para o treino em cirurgia em ambiente real de Bloco Operatório. Consciente desta realidade, e procurando obter sempre a excelência, a Learning Health obteve a certificação europeia e atualmente é considerada um GESEA Diploma Centre (Gynaecological Endoscopic Surgical Education and Assessment). O curso de Endoscopia Ginecológica tem como objetivo proporcionar formação e treino em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, de modo a adquirir proficiência em técnicas de laparoscopia e histeroscopia contidas nos módulos de treino Karl Storz. Destinatários Médicos internos e especialistas em ginecologia e obstetrícia. Objetivos No final do curso, os formandos deverão ser capazes de manipular os instrumentos de laparoscopia e histeroscopia, utilizando as técnicas e os procedimentos corretos para obterem a certificação europeia para a prática de técnicas minimamente invasivas em cirurgia ginecológica. Duração O curso tem uma duração aproximada de 5 horas. Certificação Este curso é certificado por: Gynaecological Endoscopic Surgical Education and Assessment (GESEA Diploma Centre) Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) Política de Cancelamento de inscrições Pedidos rececionados até 2 semanas antes da data de realização da formação - reembolso de 100% do valor da inscrição. Após este período não haverá reembolso. Ao Hospital da Luz Learning Health é reservado o direito de cancelar esta formação, em caso de motivo de força maior, sendo os formandos informados atempadamente e reembolsados a 100%. Outras informações Para obter mais informações sobre o curso, clique em “Programa”.

30 - 30 october 2020

Resources

Obstetrics and gynecology

E-Health Connect | Como prevenir a disfunção do pavimento pélvico relacionada com o parto

Cerca de 46% das mulheres, têm um ou mais sintomas de disfunção do pavimento pélvico (DPP) ao longo da vida. As disfunções mais frequentes são a incontinência urinária, o prolapso dos órgãos pélvicos e a incontinência anal. Este tipo de patologia pode ter um impacto devastador na qualidade de vida da mulher e o seu tratamento cirúrgico é ainda sub-ótimo. O parto vaginal é o principal fator de risco para o desenvolvimento das DPP, em particular o parto instrumentado (Fórceps). Existe atualmente conhecimento suficiente para nos focarmos na prevenção efetiva e em estratégias de intervenção precoce para minimizar a morbilidade materna decorrente do parto vaginal. É importante repensar a prática obstétrica e evoluir para a era moderna da medicina personalizada que coloca a paciente no centro da prestação de cuidados e a envolve nas decisões médicas que lhe dizem respeito. Temas a abordar: - Fatores de risco para as DPP associados ao parto - Relação do parto com as diferentes DPP - Estratégias de prevenção 1ª - Importância do treino do pavimento pélvico 2ª - Importância do envolvimento da grávida na decisão da via de parto 3ª - Importância da referenciação para um centro especializado e multidisciplinar de uroginecologia e cirurgia reconstrutiva pélvica Palestrantes: Dr.ª Sofia Alegra Terapeuta Isabel Ramos Almeida (Unidade de Uroginecologica do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Lusíadas Lisboa)

Articles