Other
E-Health Science | Transplante da Córnea
Transplante da Córnea 6 de Janeiro às 18h30 Palestrante Luís Oliveira O programa de transplante de córnea do Hospital Lusíadas Porto iniciou-se em 2017 e dispõe de todas as técnicas de transplantação atualmente existentes. As novas técnicas de transplantação lamelar (ou seletiva) da córnea, ao invés da clássica transplantação 'total' da córnea, permitem que apenas seja transplantada a zona da córnea afetada, preservando as partes não afetadas pela doença. Isto traduz-se em enormes vantagens: menor tempo de cirurgia, muito menores taxas de rejeição, tempo de recuperação muito mais rápido e melhor prognóstico a longo prazo.
january 2021
Other
E-Health Connect | Nutrição Pediátrica
Nutrição Pediátrica 5 de Janeiro às 18h30 Palestrante Diana Silva Nutrição Pediátrica – Da Prevenção ao Tratamento Uma Abordagem Multidisciplinar A alimentação saudável é fundamental para garantir um crescimento e desenvolvimentos adequados á criança e ao adolescente permitindo um aporte energético de macro e micro nutrientes de acordo com as suas necessidades nutricionais de forma a construir, e reparar estruturas orgânicas e processos funcionais do organismo. Um estilo de vida saudável (alimentação e atividade física) torna-se fundamental na prevenção das doenças crónicas, sendo por isso, necessário encorajar ativa e sustentadamente o envolvimento familiar na abordagem e tratamento das doenças do foro nutricional. Desde da intervenção nutricional da gravida, seguindo-se a motivação para a amamentação e planificação correta da introdução alimentar após e 6º mês de vida, são passos que permitem à criança a aquisição de hábitos alimentares corretos que se irão perpetuar ao longo da vida adulta. Em qualquer uma das diferentes diferenciadas faixas etárias da idade pediátrica, existem por vezes carências ou situações alimentares desadequadas que provocam desequilíbrios nutricionais graves, dando origem a diversas patologias do foro nutricional (obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus entre outros). A obesidade infantil é um problema de saúde pública em todo o mundo, não sendo Portugal exceção é considerada a doença mais comum em idade pediátrica. As atitudes e comportamentos alimentares saudáveis são resultado de um longo processo de socialização e desenvolvimento, aprendidas no seio da família e da escola, sujeitas às influências dos pares, experiências de cidadania e informação obtida através dos meios de comunicação social. Dietas Vegetarianas são atualmente adotadas por muitas famílias onde se incluem crianças e adolescentes, levando a alguma preocupação por parte dos profissionais de saúde, devido à constate desinformação e falta de acompanhamento dos agregados familiares por profissionais especializados. Entenda-se que cada vez mais se torna essencial uma abordagem multidisciplinar ao longo da clinica pediátrica não só no tratamento como na prevenção da doença cronica pediátrica, permitindo um crescimento e desenvolvimento adequado ao longo da infância e da adolescência.
january 2021
Other
Journal Club - Expectativas - Best of 2020 (3ª parte)
Neste episódio, partilhamos as expectativas dos quatro convidados para o próximo ano. Falamos de vacinas associadas a medidas preventivas, de decisões baseadas em evidência sólida e da valorização da metodologia científica como forma de soberania e contraponto ao crescimento e emancipação de uma comunidade anti-ciência que começa a emergir em Portugal.
december 2020
Other
Journal Club - Incerteza e Angústia - Best of 2020 (1ª parte)
Na primeira parte deste Journal Club, fazemos uma retrospetiva pelos primeiros meses de pandemia. Falamos da incerteza do momento inicial, dos relatos que chegavam de Espanha e Itália e da reorganização dos serviços hospitalares.
december 2020
Other
Journal Club - Aprendizagens - Best of 2020 (2ª parte)
“A pandemia não tem qualquer misericórdia por procedimentos arcaicos”. A ideia lançada no início da segunda parte do Journal Clube é o mote para uma discussão em torno das aprendizagens que devem ser retiradas da pandemia. Que reforma para a Saúde Pública em Portugal, como garantir o acesso a tratamentos e como gerir a incerteza e a comunicação de risco são alguns dos tópicos discutidos.
december 2020
Other
E-Health Connect | Vertigem - como diagnosticar e como resolver
Vertigam - Como Diagnosticar e Resolver 15 de Dezembro às 18h30 Palestrantes Pedro Marques Rosmaninho Seabra As perturbações do equilíbrio, e a vertigem em particular, são das causas mais frequentes de motivo de consulta. É muito gratificante saber que podemos ter um papel decisivo no tratamento e na melhoria da qualidade de vida desses doentes, seja no episódio aguda, ou na doença recorrente ou crónica.
december 2020
Other
E-Health Science | Esquizofrenia - Prevenir e Minimizar os efeitos
Esquizofrenia: - Prevalência -Descrição da sintomatologia clínica - Explicação dos factores causais ( etiologia) - Tratamento e Prevenção Prof. Dr. Fernando Almeida Unidade dos Lusíadas Porto - Psiquiatria
december 2020
Other
E-Health Science | Neoplasia Maligna da Próstata (Modulo 1)
Neoplasia Maligna da Próstata ( Módulo 1) Do rastreio ao diagnóstico : RMN multiparamétrica e biópsia de fusão. A neoplasia maligna da próstata é uma patologia de incidência crescente e cujo diagnóstico nem sempre é fácil. O rastreio é realizado através do toque rectal (palpação da próstata no sentido de detetar nódulos suspeitos ou áreas irregulares) e pelo doseamento do PSAt (análise de sangue). Na presença de alterações (toque rectal suspeito e/ou elevação do doseamento de PSAt) deverá ser realizada uma biópsia prostática por via transrectal ou transperineal para confirmação diagnóstica. Nos últimos anos, o desenvolvimento de novas sequências de Ressonância Magnética (RM) tornaram este exame uma ferramenta essencial. A capacidade de identificação de áreas suspeitas de neoplasia na RM levaram ao desenvolvimento de softwares específicos que permitem efetuar em tempo real uma fusão das imagens de RM e ecografia. A mais valia óbvia que daqui resulta é a possibilidade de biopsar de forma orientada as áreas marcadas como suspeitas na RM, reduzindo igualmente a necessidade de repetição de biopsias em pacientes com baixo índice de suspeição. O rastreio da doença revela assim um papel fundamental em todo o processo, uma vez que se for diagnosticado e tratado numa fase inicial a probabilidade de cura é grande. Dr. Luís Osório - Urologia Dr. Manuel Teixeira Gomes - Radiologia Hospital Lusíadas Porto
december 2020
Other
E-Health Connect | Geriatria num Hospital Polivalente
A Geriatria representa para os profissionais de Saúde um grande desafio: o trabalho em equipa multidisciplinar e interdisciplinar. Dr. Sérgio Coimbra Dra. Alexandra Malheiro Unidade de Medicina Interna no Hospital dos Lusíadas Porto
december 2020
Other
E-Health Science | Hérnias Abdominais Complexas: como abordar com sucesso
O desenvolvimento na área do trauma e sépsis cirurgica grave, nomeadamente no conceito de controle de danos e do síndrome do compartimento abdominal levaram a um aumento substancial da sobrevida de doentes críticos mas também de de hérnias complexas pós-abdómen aberto. Fora do contexto do doente crítico e das hérnias ventrais planeadas, a etiologia das hérnias complexas advém da tentativa falhada de correcções prévias com recidívas sucessivas (por cada recidíva aumenta substancialmente a posssibilidade de falha na cirurgia seguinte) e de outros fatores como sejam a rejeição/infecção de rede prévia, a obesidade, a existência de fístulas entéricas, entre outros fatores. Com a necessidade de correcção adequada de um número cada vez mais elevado de hérnias complexas, surgiram nos últimos anos novos algoritmos, materiais e técnicas cirúrgicas capazes de fazerem frente a este desafio. Técnicas antigas foram reanimadas com Separação de Componentes Anterior de Albanesi dos nos 50 ( posteriormente popularizada por Ramirez nos anos 90) e novas técnicas foram desenvolvidas com a Separação de Componentes Química com toxína botulínica desenvolvida por Ibarra em 2009 e a revolucionária técnica de Separação de Componentes Posterior com TAR ( transversus abdominal release) com Novitsky em 2012. Hoje em dia o desenvolvimento nesta área continua através de técnicas minimanente invasivas como o eTEP RS ou o eTEP TAR ( extended totally extraperitoneal Rives Stoppa ou TAR), quer seja por laparoscopia quer seja através da robótica. Assim, a inovação e desenvolvimento na área das hérnias complexas tem trazido a capacidade de resolver casos considerados antes inoperáveis, devolvendo aos doentes esperança e qualidade de vida, permitindo uma verdadeira reconstrução abdominal funcional. Palestrante: Dra. Eva Barbosa Unidade Multidisciplinar da Obesidade.
november 2020
Other
UpHill Simulate - funcionalidades
Neste vídeo terão acesso às funcionalidades da plataforma UpHill Simulate. Poderão visualizar os vários passos necessários a realizar ao longo da resolução de um caso clínico, nomeadamente onde poderão efetuar os registos clínicos, registar os MCDTs, prescrever fármacos, consultas, atitudes terapêuticas, entre outros.
november 2020
Other
E-Health Connect | Incidentalomas - Quistos pancreáticos. Como avaliar e controlar?
Incidentalomas - Quistos pancreáticos. Como avaliar e controlar? Sobre o evento A disseminação e avanços tecnológicos dos exames de imagem nas últimas décadas deram origem a uma nova entidade: os incidentalomas. Descritos pela primeira vez nos anos 90, definem-se como sendo achados imagiológicos sem correlação clinica ou laboratorial. Muitos destes achados originam uma cascata de exames e intervenções com custos e, por vezes, riscos que é preciso ponderar relativamente aos benefícios que deles advém para o doente. Neste webinar serão abordados os quistos pancreáticos, dentro do grande grupo dos incidentalomas. Temas a abordar: - Técnicas de imagem de eleição para a caracterização e seguimento - Critérios de selecção para seguimento vs terapêutica - Intervalos de seguimento Palestrante: Dr.ª Sandra Sousa Radiologista da Unidade de Imagiologia do Hospital Lusíadas Lisboa
november 2020
Other
E-Health Connect | Prevenção de quedas no domicílio
Prevenção de quedas no domicílio As quedas são o suficiente mais frequente na faixa etária acima dos 75 anos. Muitas vezes não têm consequências, mas podem provocar lesões graves a até à morte. Neste webinar abordaremos a prevenção de quedas no domicílio com medidas simples mas ao alcance de todos. Palestrante: Dr. Tiago Chaves de Carvalho Fisioterapeuta Nuno Anjinho Unidade de Medicina Física e Reabilitação da Clínica Lusíadas Sacavém
november 2020
Other
E-Health Science | O olho preguiçoso: uma designação suave para uma entidade importante
O olho preguiçoso é a designação comum para a ambliopia, uma entidade comum e importante, por se poder associar a défice visual irreversível. A opção por este tema resulta da sua transversalidade, envolvendo diversas especialidades médicas, educadores e famílias. Ir-se-á abordar nesta apresentação o mecanismo da ampliopia, as suas causas e métodos de tratamento. Palestrante: Dr. Luís Gouveia Andrade Unidade de Oftalmologia da Clínica Lusíadas de Sacavém
october 2020
Other
E-Health Connect | Orientação do doente para transplante da córnea e aplicação membrana amniótica
A Distrofia Endotelial de Fuchs é uma doença degenerativa da córnea e uma das causas de prognostico visual reservado após a cirurgia de catarata. Esta entidade clinica caracteriza-se por diminuição da camada de células endoteliais podendo levar em ultimo causa à necessidade de um transplante de córnea. Este webinar tem como objectivos: - Elucidar acerca da apresentação clinica, exames auxiliares de diagnóstico e o algoritmo de decisão terapêutica da Distrofia Endotelial de Fuchs. - Explicar quais indicações para a realização do DWEK em doentes com Distrofia Endotelial de Fuchs. - Indicar quais prós e os contras transplante endotelial (DSAEK/DMEK) na Distrofia Endotelial de Fuchs. Palestrante: Dr. Vitor Maduro e Pedro Candelária Unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas de Lisboa
october 2020
Other
E-Health Science | Anisocoria na Urgência
A anisocória é um sinal clínico que pode representar uma condição fisiológica, indicar a presença de patologias benignas ou de patologias life-threatening. Uma abordagem clínica padronizada permite o reconhecimento de verdadeiras emergências, frequentemente evitando a necessidade de testes invasivos e dispendiosos. Neste webinar será abordado um fluxograma de diagnóstico clínico de modo a identificar as possíveis etiologias de anisocória. Palestrante: Dr. Guilherme Neri Pires Dr. Pedro Cruz e Silva Unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas de Lisboa
october 2020
Other
E-Health Science | Como implementar ensaios clínicos
A Investigação Clínica é uma área em permanente actualização e desenvolvimento. Dentro das suas várias vertentes, os Ensaios Clínicos representam uma das últimas fases antes da aplicabilidade clínica de um fármaco, de uma estratégia terapêutica, de um método de diagnóstico ou mesmo de um dispositivo médico. Nos últimos anos temos assistido a uma mudança de paradigma no que diz respeito à participação portuguesa em ensaios clínicos, que advém de um maior investimento e conhecimento por parte dos diversos intervenientes, desde os promotores, passando pelas entidades reguladores até aos investigadores e também uma maior consciencialização da sua utilidade por parte dos doentes. Estes, em última análises, serão os beneficiários dos avanços que possam haver. Nesse sentido, importa conhecer a forma como se processa a implementação de um ensaio clínico num centro, seguindo uma matriz comum, havendo depois necessidade de adaptação à realidade local. É esse o foco principal deste workshop, que pretende ser um guia sumário de todo o processo, desmistificando um pouco a sua complexidade. Palestrante: Dr. José António Costa Unidade de Reumatologia do Hospital Lusíadas Braga
october 2020
Other
E-Health Connect | Distrofia de Fuchs: do faco DWEK ao transplante da córnea
DWEK (Descemetorhexis Without Endothelial Keratoplasty) consiste na remoção cirurgica da membrana de Descemet (MD) sem a realização de transplante endotelial, no tratamento da distrofia endotelial de Fuchs. Nos últimos 20 anos, os transplantes endoteliais (DSAEK e DMEK) vieram substituir as queratoplastias penetrantes. O DWEK surgiu na sequência de relatos de córneas que recuperavam a transparência, apesar da MD ter sido acidentalmente removida. A presença de uma guttata central densa, contribui para a dispersão intraocular da luz, para a diminuição da sensibilidade ao contraste e para a redução da acuidade visual (AV) dos doentes. Assim, a extração da MD, pode, em casos devidamente selecionados, ser uma opção válida, melhorando muito a acuidade visual final dos doentes. A técnica cirúrgica consiste na remoção dos 4 mm centrais da MD, sem lesar o estroma da córnea. Este procedimento faz-se habitualmente no final de uma cirurgia de catarata, aproveitando o mesmo tempo operatório, daí a designação de FACO-DWEK. Mais do que evitar a necessidade de um transplante de córnea, que pode sempre ser necessário, esta técnica tem por objetivo melhorar a AV final dos doentes. Palestrante: Dr. João Feijão Unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas de Lisboa
october 2020
Other
E-Health Science | O conflito ético e a importância da deliberação em clínica
A evolução da medicina nos últimos 50 anos trouxeram novos desafios desde o ponto de vista ético. Uma medicina alavancada em tecnologia, potencia os conflitos em toda as decisões e todos os atos quediariamente se apresentam na nossa prática clinicaO conflito ético tem de ser resolvido em equipa, apoiado no Comité de Ética Assistencial e com métodos específicos de tomada de decisão. Deliberação é a Lex Artis. Palestrante: Dr. Abel Abejas
october 2020
Other
E-Health Connect | Alimentação Vegetariana
O número de vegetarianos tem vindo a aumentar em Portugal e no Mundo, quer por razões éticas, ambientais ou de saúde. São atualmente bem conhecidos e documentados os benefícios da dieta vegetariana para a saúde e a sua associação a um menor risco de diversas doenças crónicas. Contudo, além dos benefícios, importa conhecer os riscos de uma dieta vegetariana mal planeada e como os podemos contornar. Palestrante: Dr.ª Tânia Furtado Unidade de Dietética e Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa
september 2020
Other
E-Health Connect | Técnicas Inovadoras no Tratamento da Insuficiência Venosa
Há já algum tempo que a insuficiência venosa é encarada não apenas como um problema clínico, mas também como uma patologia com grande impacto estético. Como tal, foram desenvolvidas técnicas inovadoras minimamente invasivas que, tendo como objetivo a resolução das alterações hemodinâmicas que condicionam o agravamento da doença, corrigem as alterações estéticas, assegurando uma abordagem mais abrangente. Palestrante: Dr. João Oliveira Unidade de Cirurgia Vascular do Hospital Lusíadas Braga
september 2020
Other
E-Health Science | Clínica de Insuficiência Cardíaca: optimização da terapêutica farmacológica
Apesar dos significativos avanços registados nas últimas décadas no tratamento da IC, com particular ênfase na IC com função sistólica deprimida, a mortalidade e morbilidade continuam elevadas, não raramente superiores à de várias neoplasias malignas. Uma das constatações mais preocupantes refere-se à taxa de readmissões hospitalares, que permanece muito elevada. Estima-se que 2/3 dos doentes com IC são internados pelo menos duas vezes por ano e que a taxa de reinternamentos aos 3 meses possa atingir os 20-30%. A importância das readmissões é muito significativa. Para além do impacto emocional que tem no próprio doente e família, do ponto de vista prognóstico, cada internamento significa verdadeiramente um aproximar da morte, estando demonstrado que, mesmo em centros com uma performance clínica de excelência, admitir um doente se traduz numa redução da esperança de vida. O acompanhamento crónico destes doentes em ambulatório, materializado numa clínica de insuficiência cardíaca, tem como objectivo fundamental melhorar o tratamento e prognóstico, de uma forma economicamente eficiente e sustentável, através de maximização da utilização de terapêuticas que comprovadamente reduzem a mortalidade, as readmissões hospitalares e que aumentam a qualidade de vida, pela criação oportunidades e condições que facilitem uma abordagem multidisciplinar, facilidade de contacto com os profissionais e uma adequada educação dos doentes e suas famílias que promova a identificação precoce de factores que contribuem para a progressão da doença bem como o reconhecimento precoce de sinais de instabilização, que permita a instituição de ajustes terapêuticos necessários sem recurso ao serviço de urgência ou ao internamento. Palestrante: Dr. Gonçalo Proença Unidade de Cardiologia do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida
september 2020
Other
E-Health Connect | Problemas para a Saúde Mental derivados do confinamento
A Pandemia por Covid-19 representou uma completa mudança nas nossas vidas, alterando completamente os nossos hábitos do quotidiano. Pôs em evidencia o melhor e o pior da humanidade, mostrando como nos podemos superar em áreas como a medicina, a ciência e a tecnologia, mas evidenciando também que nem sempre a classe política esteve à altura dos acontecimentos. Naquilo que à saúde diz respeito, tem sido uma época prolífica, assinalando-se mudanças em termos de organização e grandes avanços na investigação científica. Têm havido controvérsia relativamente ao real impacto na saúde mental. Este Webinar pretende abordar o reflexo da pandemia na Saúde Mental. Público Alvo: População em geral Palestrantes: - Dr. Pedro Cintra, - Dr. André Ribeirinho Marques Unidade de Psiquiatria do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida
september 2020
Other
E-Health Connect | Descodificação de Rótulos Alimentares
A leitura e interpretação de rótulos alimentares é um tema considerado como imprescindível para uma escolha alimentar saudável e informada. Sendo um tema por muitos considerado como confuso ou até desconhecido, convidamo-lo a assistir ao webinar “Descodificação de Rótulos Alimentares”, no qual apresentamos os diferentes Sistemas de Rotulagem existentes em Portugal e apresentamos a sua aplicabilidade prática, na qual destacamos, as menções a ter em maior consideração para que no momento de realização das suas compras, possa realizar escolhas alimentares mais saudáveis e informadas. Palestrante: Dra. Catarina Sousa Unidade de Dietética e Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa
september 2020
Other
E-Health Science | Rastreio e diagnóstico precoce de cancro pulmão - CT de baixa dose
O cancro do pulmão é o tumor com maior mortalidade no mundo, geralmente diagnosticado em situação avançada, com baixa taxa de sobrevida. Esta dura realidade da doença manteve o estímulo do diagnóstico precoce, e os recentes equipamentos de CT, utilizando baixa dose de radiação, vieram permitir o eficaz diagnóstico precoce, que comprovadamente reduzio a mortalidade da doença em cerca de 20%, num estudo científico, de grande rigor, em 2011. Temas a abordar: - Trabalhos científicos efetuados no âmbito do rastreio. - Critérios de elegibilidade e regras de organização multidisciplinar destes estudos. - Correta informação dos doentes - Importância particular do radiologista Palestrante: Dr.ª Isabel Nobre
august 2020
Other
E-Health Science | A importância da referenciação precoce aos Cuidados Paliativos
Os Cuidados Paliativos têm sofrido profundas transformações na última década. Os avanços tecnológicos e a possibilidade de manter a vida biológica por mais tempo colocam-nos novos desafios quer nos fins da medicina quer nos seus meios. É por isso, um imperativo moral, saber referenciar aos cuidados paliativos os doentes que deles precisam e sobretudo perceber o real e profundo significado da medicina paliativa. A referenciação precoce aos cuidados paliativos aumenta a qualidade de vida dos doentes assim como a sua esperança. A evolução da medicina nos últimos 50 anos trouxeram novos desafios desde o ponto de vista ético. Uma medicina alavancada em tecnologia, potencia os conflitos em toda as decisões e todos os atos que diariamente se apresentam na nossa prática clínica. O conflito ético tem de ser resolvido em equipa, apoiado no Comité de Ética Assistencial e com métodos específicos de tomadas de decisão. Deliberação é a Lex Artis. Palestrante: Dr. Abel Abejas
august 2020
Other
Quanto tempo estamos a perder sem tratar os doentes crónicos
Neste webinar especialistas de Portugal e do Brasil partilham as suas experiências e as dos seus serviços no acompanhamento de pacientes crônicos durante a pandemia. As diferentes estratégias utilizadas, os desafios enfrentados, as novidades introduzidas e a aprendizagem acumulada são discutidas sob o ponto de vista de suas especialidades, a saber: cardiologia, oncologia e neurologia. Painel: - Laura Schiesari - Médica e Gerente Nacional de Educação Corporativa UHG Brasil - Pedro Barros e Silva - Cardiologista, Hospital Samaritano Paulista, UHG Brasil - Paulo Cortes - Oncologista, Presidente do Conselho Científico da Sociedade Portuguesa de Oncologia - José Vale - Neurologista, Presidente do Colégio de Neurologia da Ordem dos Médicos em Portugal
june 2020
Other
E-Health Connect | A adolescência explicada aos pais
Explicar aos pais a adolescência A adolescência é única e intransmissível, todos temos que passar por ela mas o seu percurso é individual e único. Nesta fase surgem dúvidas e desafios quer para pais e adolescentes. Explicá-la é desafiante! Temos de conhecer o adolescente e o seu universo, começando pela família. Contraceção na adolescência A contraceção na adolescência deve ser sempre prescrita por um medico habilitado em medicina do adolescente incluindo o pediatra com experiência. Na maioria das situações os benefícios superam os riscos, incluindo os benefícios não contracetivos das pílulas. Além desta temática deve ser abordada com a adolescente outras dimensões da saúde juvenil ( imagem corporal e alimentação, saúde mental, relações interpessoais, rede de apoio, experimentações e consumos) Aceitação dos adolescentes pelos pais A dinâmica familiar têm de ser adaptada na presença de um adolescente. Regras e limites, negociação/comunicação e os valores estão na base do relacionamento entre cuidadores e adolescente. Sugerem-se alguns conselhos para os pais neste vídeo
may 2020
Other
RESMED Lumis VPAP ST (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
Philips Respironics BIPAP ST (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
Philips Respironics E70 (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
Lowenstein Medical TIVAN 40
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
Philips Respironics BIPAP A40 (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
RESMED Stellar 150 (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
RESMED Astral 150 (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
Philips Respironics Trilogy 100 (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
Philips V60 (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
Fisher & Paykel – AIRVO 2 (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
Inogen Concentrador de Oxigénio One G3 (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
Philips Respironics Concentrador de Oxigénio EverFlo (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
RESMED VPAP ST (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
Philips Respironics Trilogy Evo (Legendado)
Tendo em conta a diversidade de ventiladores de ventilação mecânica, a Linde saúde tomou a iniciativa de criar pequenos vídeos tutoriais. São vídeos de curta duração, com o objectivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes no manuseio e parametrização dos ventiladores.
april 2020
Other
Podcast Evidentia Média
Quase desde os tempos em que eramos internos de MGF que falamos que um dia criaríamos um podcast sobre literatura médica. Disso já lá vão uns quantos e bons anos. Entretanto apareceram outros projectos familiares, académicos e profissionais e nunca até agora ambos tivemos tão pouca disponibilidade para finalmente iniciar o podcast. Portanto segundo a lógica da vida dos dois faz todo o sentido começar agora este projecto. Acreditamos numa Medicina baseada num sólido conhecimento da leges artis médica. Isso inclui três pilares: os valores e preferências dos doentes, a experiência clínica e a informação proveniente da investigação médica. Mas a produção de informação médica está hoje em dia a um ritmo impossível de acompanhar e isso é um problema que leva a prática médica desactualizada e a cuidados de saúde inadequados. Torna-se imperativo que os actores que participam nas consultas usem informação válida, pertinente e actualizada. Por um lado os médicos devemos seleccionar bem as nossas fontes, escolher bem o que ler, ter capacidades de apreciação e crítica da literatura médica e finalmente capacidade de integração dessa nova informação na prática clínica. Por outro lado a população deve ser adequadamente informada e entrar nos processos de decisão num ambiente de colaboração deliberativa com os clínicos. Nada disto deve ser feito sozinho! Acreditamos que aprender em conjunto não só é mais eficaz mas sobretudo é muito mais divertido! É então intenção deste podcast começar uma discussão que esperamos que siga entre todos nós. Desafiamos os ouvintes e leitores a participarem! Exponham comentários, dúvidas, opiniões! Prometemos tentar responder e participar na discussão. Abraços e até já! (David Rodrigues e Daniel Pinto - Evidentia Médica)
april 2020
Other
Preparar hoje o profissional de saúde de amanhã: o papel das soft skills
A inadequada preparação curricular dos estudantes da área da saúde já se encontra reportada, sendo apontado como prioridade a necessidade de transformar a preparação individual e monodisciplinar dos profissionais. É-nos assim exigido um novo mote: o de colocar o doente no centro da decisão, através de prestação de cuidados de saúde alicerçados em equipas multidisciplinares, colaborativas e mais eficazes, com o desenvolvimento dos seus elementos em competências interprofissionais. (Rita Ramalho, médica e membro da nobox)
november 2019
Other
Trabalhar em equipa, mais do que útil, é necessário
Trabalhar em equipa nunca foi tão inevitável. Richard Hackman, Professor e investigador em psicologia social e organizacional da universidade de Harvard estudou ao longo da sua carreira o trabalho de várias equipas, e a sua pesquisa consistentemente demonstra um aspeto intrigante: apesar de concentrarem vários benefícios em potencial, as equipas raramente conseguem demonstrar a eficiência esperada. Problemas com a coordenação e motivação normalmente anulam os benefícios da colaboração, assim como a competição sem foco, que impede o verdadeiro progresso. (Victória de Matos, médico e membro da nobox)
august 2019
Other
Quebrar barreiras entre as profissões de saúde
Qualquer profissional de saúde em Portugal já sentiu várias vezes no seu dia-a-dia dificuldades de colaboração com outras profissões, muitas vezes em aspetos não relacionados sequer com questões técnico-científicas. Nesses momentos, é inevitável pensar que o resultado do seu trabalho conjunto poderia ser melhor, mais rápido ou simplesmente mais simples e feliz. A forma como o trabalho entre estes profissionais pode ser otimizado ainda não está estabelecida no contexto nacional e internacional de forma definitiva. Estamos então a falar de desenvolver cuidados interprofissionais. (Alberto Abreu da Silva, médico e co-fundador da nobox)
august 2019
Other
E se aprender pudesse ser divertido?
Os profissionais e organizações de saúde vivem inundados de informação, com uma necessidade constante de atualização e pouco, ou nenhum, tempo para o fazer. É nossa responsabilidade encontrarmos métodos inovadores que sejam mais motivadores, mas acima de tudo que garantam um maior sucesso na aquisição e retenção de conhecimentos e competências, que permitam, sem tanto sacrifício pessoal, uma real formação contínua dos profissionais de saúde. (Diogo Fernandes da Silva, médico e co-fundador da nobox)
august 2019
Other
Quando o motivo já não gera motivação, qual o papel do Líder em Saúde?
E se é certo que frequentemente identificamos a remuneração como a fonte do problema, certo é que ao fazermos essa assunção podemos incorrer no erro de deixar escapar uma janela de oportunidade de mudança do paradigma: a motivação dos nossos profissionais de Saúde. É precisamente esta motivação a verdadeira responsável pela aproximação entre o que podemos fazer e o que geralmente fazemos. (Rita Ramalho, médica e membro da nobox)
august 2019