Infectious diseases
Transmission of SARS-CoV-2 Lineage B.1.1.7 in England: Insights from linking epidemiological and genetic data
Através da análise genómica de zaragatoas comunitárias conseguem determinar que a variante inglesa VOC acarreta um acréscimo de 0.4 - 0.7 ao Rt, sendo portanto mais transmissível que variantes anteriores do SARS-CoV-2.
Volz E, Mishra S, Chand M, et al.january 2021
Infectious diseases
Saliva is more sensitive for SARS-CoV-2 detection in COVID-19 patients than nasopharyngeal swabs
Neste estudo, avaliou-se a detecção de SARS-CoV-2 em amostras de saliva e compararam-se com colheitas nasofaríngeas em doentes internados com COVID-19 e profissionais de saúde assintomáticos com risco moderado a alto de exposição ao COVID-19. Os resultados indicam que o uso de saliva para detecção de SARS-CoV-2 é mais sensível e consistente do que o uso de colheitas nasofaríngeas. O estudo indica que a saliva deve ser considerada como um tipo de amostra confiável e pode ser uma estratégia relevante para agilizar a realização de testes diagnósticos à COVID-19.
Anne Louise Wyllie, John Fournier, Arnau Casanovas-Massana, Melissa Campbell, et al.april 2020
Infectious diseases
Outcomes of hydroxychloroquine usage in United States veterans hospitalized with Covid-19
É um estudo observacional, executado em homens de meia idade, que vem confirmar a necessidade de ensaios randomizados robustos para esclarecer a utilidade (ou não) da HCQ associada ou não a AZT no tratamento da covid-19. Apesar da correção estatística, as diferenças de base dos grupos, o tipo de estudo e a má definição do comparador limitam a confiança na associação verificada entre o tratamento com HCQ e a mortalidade. Vem, no entanto, mostrar a fragilidade de eventuais recomendações para uso de HCQ como tratamento da covid-19.
Joseph Magagnoli, Siddharth Narendran, Felipe Pereira, Tammy Cummings, et al.april 2020
Infectious diseases
Surviving Sepsis Campaign: guidelines on the management of critically ill adults with Coronavirus Disease 2019 (COVID-19)
Background The novel severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) is the cause of a rapidly spreading illness, Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), affecting thousands of people around the world. Urgent guidance for clinicians caring for the sickest of these patients is needed...
Waleed Alhazzani, Morten Hylander Møller, Yaseen M. Arabi, Mark Loeb, et al.march 2020